sábado, 27 de agosto de 2011

Coisas da Política, 27 a 29 de agosto de 2011


A vereadora Vanda Américo vai assumir a presidência do PSD em Marabá, a convite do governador Simão Jatene. Já o PSDB marabaense será presidido pelo ex-vereador Adailton Sá. Os dois partidos já estão garantidos na coligação que será formada para apoiar a candidatura do deputado Tião Miranda (PTB) à prefeitura.

Recomeço
O anúncio de que o governo do Estado irá retomar as obras do bairro Francisco Coelho vem em boa hora. Iniciadas no governo passado, as obras de urbanização e saneamento do bairro mais antigo de Marabá estavam paralisadas desde 2010.
Data
Segundo o secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano e Regional, Márcio Spindola, as frentes de construção de 80 unidades habitacionais e do cais de arrimo na orla do Rio Itacaiúnas recomeçam em setembro. Ligações de água tratada e outras obras de infra-estrutura fazem parte do projeto.
Até quando?
O assassinato do líder sem-terra Valdemar Oliveira Barbosa, na última quinta-feira (25), coloca novamente Marabá e o Pará em manchetes negativas da imprensa mundial. Até quando essas cenas de ‘velho oeste’ continuarão acontecendo por aqui? Por quanto tempo mais a barbárie prevalecerá por essas bandas?
É o fim
Alô DMTU, alô Polícia Rodoviária Federal. Motoristas e condutores de motos estão trafegando na contramão pela pista do Stop Todde, colocando em risco a vida de quem passa pela via. Entre os irresponsáveis, alguns mototaxistas e até motoristas de táxi-lotação.
Sonho
O Estado de Carajás ainda não existe, mas os políticos parecem acreditar tanto na sua criação que vêm se antecipando ao processo. A associação de municípios da região há muito é chamada de Amat Carajás e agora os vereadores do sul e sudeste paraenses acabam de criar a União dos Vereadores de Carajás (Uvecar). Afinal, acreditar é preciso.
Governo
As ações do governo do Estado em Marabá, dentro do Governo Itinerante que acontecerá no município, começam já neste fim de semana. No ginásio da Folha 16, haverá atendimento ao público com serviços sociais. Entre os benefícios oferecidos, consultas oftalmológicas com doação de óculos.
Cursos
O governo promoverá também cursos de qualificação para servidores municipais, segundo o chefe de Gabinete da prefeitura, Dacivan Ramos da Conceição. Até o fechamento da Coluna, as equipes do governo ainda trabalhavam na programação do Governo Itinerante.
Agenda
O governador Simão Jatene só desembarca em Marabá na terça-feira (30). Ele permanecerá no município até a quinta-feira, 1º de setembro. Nesse período, despachará com prefeitos, vereadores, candidatos a prefeito e representantes de entidades, além de anunciar investimentos para a região.
Indefinições
Até o fim da tarde desta sexta-feira (26), não havia uma definição quanto ao local onde ficará o gabinete do governador. A equipe de precursores do governo ainda trabalhava na escolha da sede do Governo Itinerante e também do local onde Jatene ficará hospedado.

Nos últimos dois dias, o deputado João Salame (PPS) presidiu os trabalhos da CPI do Tráfico Humano em Bragança. Depois de vários depoimentos, a Comissão descobriu uma grande rede de prostituição, tráfico de drogas e de seres humanos naquele município. A CPI visitará ainda Marabá, Portel, Santarém e Caiena, a capital da Guiana Francesa.

Nenhum comentário: