quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Coisas da Política, 25 e 26 de agosto de 2011


Nesta sexta-feira (26), acontece o lançamento do Comitê Pró-Carajás dos Desportistas de Marabá. Políticos e lideranças comunitárias são esperados na solenidade marcada para as 20h00, no Clube da Vale. Segundo os organizadores, o objetivo do Comitê é conscientizar os desportistas sobre a importância da criação do novo Estado.

Julgamento
Em Ação Direta de Inconstitucionalidade relatada pelo ministro Dias Toffoli, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu ontem (24) que todos os eleitores paraenses têm direito a votar no plebiscito sobre a divisão do Estado. Os ministros entenderam que a expressão ‘população diretamente interessada’ envolve todo o Pará.
Campanha
Assim, no dia 11 de dezembro, os paraenses de todas as regiões vão decidir se querem ou não a criação dos Estados de Carajás e Tapajós. A decisão do Supremo levará, sem dúvida, ao encarecimento da campanha do ‘Sim’ e do ‘Não’, que precisarão trabalhar muito para convencer os eleitores. Agora, é mão na massa para preparar a campanha que antecederá a votação.
Baixa
A professora Edilza Fontes, acaba de deixar as fileiras do PT. Filiada à legenda desde 1984, portanto desde os primeiros anos do partido, Edilza é ligada à ex-governadora Ana Júlia Carepa, com a qual trabalhou no governo. Na justificativa de sua desfiliação, ela fez referências aos rumos que o partido tomou, diferentes dos ideais proclamados na sua fundação.
Governo
O governador Simão Jatene (PSDB) bateu o martelo. Sua estada em Marabá será nos dias 30 e 31 de agosto e 1º de setembro. Ele vem para o Governo Itinerante que, durante três dias, fará de Marabá a sede do governo estadual.
Caso Jader
Finalmente, Jader Barbalho (PMDB) conseguiu uma vitória no Supremo Tribunal Federal. Pequena, na verdade, mas ainda assim uma vitória. O presidente do STF, ministro Cezar Peluso, decidiu retirar o processo de Barbalho das mãos do ministro Joaquim Barbosa, que está de licença médica com previsão de retorno só a partir do mês de setembro.
Relator
O novo relator do recurso de Jader é o ministro Ricardo Lewandowski, o que pode acelerar a chegada do processo ao plenário da Corte. Mas é bom que o presidente do PMDB paraense não se anime muito, já que Lewandowski foi o mais ferrenho defensor da Lei da Ficha Limpa, tanto no Supremo quanto no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
‘Pescado’
Começaram a cair os políticos envolvidos em fraudes no ‘seguro defeso’, acusados de compra de votos nas eleições de 2010. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) cassou o mandato do deputado estadual Paulo Sérgio Souza, o Chico da Pesca (PT), um dos que se beneficiaram do esquema.
Suplente
Chico da Pesca deve recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para tentar manter o mandato. Se conseguir liminar, ficará no cargo até o julgamento final do processo. Caso contrário, o vereador do PT de Belém, Alfredo Costa, deve assumir a vaga na Alepa.

Hoje (25) e amanhã, o deputado João Salame (PPS) estará em Bragança, em trabalho da CPI do Tráfico Humano. A Comissão vai apurar denúncias de exploração sexual de mulheres naquele município. A programação dos deputados em Bragança inclui oitivas, visitas protocolares a autoridades e uma mesa redonda com a sociedade.

Nenhum comentário: