terça-feira, 22 de novembro de 2011

Coisas da Política, 22 e 23 de novembro de 2011

A Rede Brasil Amazônia (RBA), afiliada à Band, e a Rede Record vão promover debates sobre a divisão do Pará. O debate na RBA deve acontecer no dia 1º de dezembro e o da Record no dia 3 do mesmo mês. Serão duas ótimas oportunidades para o eleitor conhecer melhor os argumentos das frentes pró e contra a divisão.

Carreata
João Salame (PPS), Zequinha Marinho (PSC), Giovanni Queiroz (PDT), Zé Maria (PT) e Pio X (PDT). Foram esses os cinco parlamentares que encararam a população de Belém, abrindo a carreata do “Sim”, no último domingo (20), pelas ruas e avenidas da capital.
Animação
Em carro aberto, os deputados enfrentaram a hostilidade de alguns, mas conquistaram a simpatia de muitos para a causa da divisão do Estado. Mais de 100 carros participaram da carreata, com muita animação e um grande número de pessoas pedindo adesivos do “Sim”. O resultado foi avaliado positivamente pelos líderes das frentes pró-Carajás e Tapajós.
Marajó
Nesta segunda-feira (21), lideranças do Tapajós e Carajás estiveram em Anajás, no centro da Ilha do Marajó. Ali, deixaram várias lideranças assumindo a campanha do “Sim”. Entre elas, quatro vereadores, incluíndo o presidente da Câmara, e um ex-prefeito do município.
Na Alepa
A Assembléia Legislativa do Estado (Alepa) deve votar hoje (22) a indicação do ex-deputado estadual André Dias (PSDB) para vaga de conselheiro no Tribunal de Contas do Estado (TCE). Indicado pelo governador Simão Jatene, Dias deve ser aprovado com folga pelo plenário do Legislativo estadual.
Suplente
Com a ida de André Dias para o TCE, o 2º suplente de deputado federal do PSDB, Dudimar Paxiúba, reassume cadeira na Câmara. Dias é o 1º suplente e ocupa atualmente a vaga do deputado Nilson Pinto, que está secretário de Estado. Paxiúba já esteve na Câmara este ano, no lugar de Zenaldo Coutinho, que respondia pela Casa Civil do governo.
Calado
Não aconteceu nesta segunda-feira a prometida entrevista coletiva do prefeito Maurino Magalhães de Lima (PR), para falar da demissão de servidores na prefeitura. É possível que a conversa com a imprensa aconteça hoje (22), mas a Secretaria de Comunicação (Secom) não confirma nada. A Coluna tentou contato com o Gabinete do Prefeito, sem sucesso.
Atraso
A expectativa em torno da entrevista do prefeito é grande, principalmente por parte de fornecedores e servidores municipais com pagamentos atrasados na prefeitura. A esperança, que já não é muito grande, é que o prefeito faça ajustes capazes de equilibrar receitas e despesas para colocar os pagamentos em dia.
Improbidade
A ex-governadora Ana Júlia Carepa (PT) e a ex-secretária de Estado de Educação Iracy Gallo Ritizmann vão responder a processo por prática de crime de improbidade administrativa. O juiz Elder Lisboa da Costa, da 1ª Vara da Fazenda de Belém, aceitou denúncia do Ministério Público no caso dos kits escolares distribuídos pela Seduc em 2008.

A presidente Dilma Rousseff (PT) sancionou, na sexta-feira (18), a lei que institui a “Comissão da Verdade”, que tem o objetivo de esclarecer fatos do passado da Nação. Ao mesmo tempo, a presidente parece pouco interessada em esclarecer os fatos do presente, mantendo o mentiroso confesso Carlos Lupi no Ministério do Trabalho.

2 comentários:

Anônimo disse...

O que eu li na Folha de São Paulo, nobre separatista, é que o Joãozinho & Cia levaram muita vaia do povo de Belém, alguns chegaram até a pisar nas bandeiras do Sim e dizer impropérios aos brados.

Depois da última pesquisa do Datafolha, se estivesse na pele deles, não repetiria a dose, pois não é bom cutucar os cabanos com vara curta.

Anônimo disse...

Mas uma coisa me intriga, vi na televisão imagens mostrando horrores do Sul do Pará. Aí pergunto: A maioria das pessoas que mostram a cara na tevê querendo dividir o Pará são políticos que estão há anos ocupando cargos públicos, por que não lutaram para que estas situações