domingo, 25 de janeiro de 2009

Coisas da Política, 24 a 26 de janeiro de 2009

As contas do ex-prefeito de Jacundá, Adão Ribeiro, podem passar por fiscalização da Controladoria Geral da União (CGU). Convênios com os governos federal e estadual estão na pauta de investigação da Controladoria. Ninguém sabe de onde partiu o pedido, já que não houve sorteio do órgão para efetuar a fiscalização.

 

Olho vivo

A ex-deputada Elza Miranda (PSDB) observa com atenção a movimentação na Assembléia Legislativa do Estado. E vislumbra a possibilidade de assumir uma cadeira na Casa, no lugar do deputado Bira Barbosa.

Contas

O parlamentar teve as contas de campanha rejeitadas pelo Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TER-PA), o que pode levar à perda do mandato e dos direitos políticos. A última esperança de Barbosa está no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que deve julgar o caso em março.

Exoneração

A versão oficial diz que a delegada Sílvia Mara deixou a Superintendência de Polícia do Sudeste por motivos pessoais. Mas, em Belém, fala-se que a exoneração foi pedida por Raimundo Benassuly, o novo delegado-geral da Polícia Civil.

Antagônicos

Benassuly voltou com força total ao cargo que exerceu em 2007 e quer colocar sua equipe de confiança nos cargos estratégicos. E Silvia Mara não pertence ao grupo ligado ao delegado, dentro dos quadros da Polícia Civil.

Carta-branca

Na primeira vez como delegado-geral, Benassuly foi contra a nomeação de Sílvia Mara para a Superintendência do Sudeste, mas foi voto vencido. Agora, ele recebeu carta-branca da governadora Ana Júlia Carepa (PT), para fazer mudanças na estrutura da Polícia, o que levou à saída da então superintendente.

Alterações

Outras mudanças foram feitas por Raimundo Benassuly, neste início de sua nova fase à frente da Delegacia-Geral. Entre elas, a exoneração de Miguel Wanzeler da direção do Instituto Médico Legal (IML) e a nomeação do delegado Justiniano Alves para a Superintendência do Sistema Penal do Estado (Susipe).

Obras

Na audiência que teve esta semana com a secretária de Estado de Desenvolvimento Urbano e Regional, Suely Oliveira, o deputado João Salame (PPS) tratou das obras do PAC no bairro Francisco Coelho, em Marabá. E recebeu a informação que o trabalho deve ser concluído em junho de 2009.

Ponte

O deputado também pediu que a Sedurb assuma a busca de recursos para a realização de drenagem em toda a extensão da ‘Grota Criminosa’ e na ‘Grota do Aeroporto’. Além da construção de mais uma ponte sobre o Rio Itacaiúnas.

Projetos

Suely Oliveira gostou das idéias e disse que vai solicitar projetos básicos dessas obras à Prefeitura de Marabá. Com os projetos em mãos, ela pretende trabalhar na captação dos recursos.

Cultura

O professor Melquíades Justiniano deve ser o próximo secretário de Cultura de Marabá. Melquíades é, atualmente, secretário de Educação de Abel Figueiredo e foi o segundo colocado na eleição direta para secretário de Educação de Marabá, em dezembro de 2008.

 

Preso sob a acusação de envolvimento no assassinato do ex-prefeito Agemiro Gomes da Silva, o vereador de Rio Maria, Gisvaldo Gratão (DEM), teve seu mandato extinto pela Câmara Municipal. A decisão foi tomada em sessão extraordinária, na última terça-feira (20). Os advogados de Gratão anunciaram que vão recorrer.

Nenhum comentário: