terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Coisas da Política, 10 e 11 de fevereiro de 2009

O deputado Beto Faro (PT) esteve em Nova Ipixuna, no último domingo (8). Acompanhado do presidente da Emater, Williamson do Brasil de Sousa Lima, o Zuca, entregou patrulha agrícola no PA Lago Azul, equipamento comprado com recursos de emenda do deputado ao Orçamento da União.

 

Insegurança

O senador Mário Couto (PSDB-PA) continua fustigando o governo de Ana Júlia Carepa (PT) na tribuna do Senado Federal. Tudo por conta dos altos índices de violência que assolam o Pará, sem reação eficaz do governo estadual.

Delegado

Nesta segunda-feira (9), Couto cobrou, mais uma vez, providências contra a criminalidade que aterroriza a população paraense. E criticou a volta de Raimundo Benassuly à função de delegado-geral da Polícia Civil.

Fervura

A escolha dos presidentes de comissões permanentes deve esquentar, de novo, o clima na Assembléia Legislativa do Estado. Aliança tácita entre o PMDB e o PSDB pretende fazer as presidências das principais comissões da Casa. Há quem diga que é mais um passo no entendimento dos dois partidos para 2010.

Substituição

Pelo acordo, a presidência da Comissão de Constituição e Justiça, hoje nas mãos da deputada Regina Barata (PT), deve ficar com um deputado do PSDB. Aliás, uma deputada. A escolha está entre Suleima Pegado e Ana Cunha.

Presidentes

A Comissão de Finanças, a segunda mais importante da Alepa, deverá ser presidida por Parsifal Pontes (PMDB). A Comissão de Direitos Humanos por Arnaldo Jordy (PPS) e a de Meio Ambiente por Gabriel Guerreiro (PV).

Impedidos

Por força do Regimento Interno, o presidente Domingos Juvenil (PMDB), o 1º vice-presidente João Salame (PPS) e o 1º secretário Miriquinho Batista (PT) não podem participar de nenhuma comissão. Apesar do livre acesso que têm às reuniões de todas elas.

Conselhos

Por acordo já firmado, o deputado João Salame deverá ser um dos dois representantes da Assembléia no Conselho Estadual de Meio Ambiente (Coema).  E também deverá ter participação no Conselho Estadual de Ciência e Tecnologia.

Atribuições

É no Conselho de Meio Ambiente que se define a emissão de licenças ambientais para os grandes empreendimentos florestais, siderúrgicos, minerais e energéticos no Estado. O Coema é responsável por analisar os impactos sociais, econômicos e ambientais e autorizar ou não os projetos.

Articulação

Em São Domingos do Araguaia, a tendência petista ‘Articulação Socialista’ venceu a queda-de-braço com a ‘PT pra Valer’, na indicação do secretário de Agricultura do município. Ancelmo Alvino de Castro, indicado da AS, foi nomeado ontem (9) pelo prefeito Jaime Modesto da Silva (PDT).

Diretor

O prefeito de Pau D’Arco, Luciano Guedes (PDT), eleito para a Diretoria de Divisão Territorial da Amat, é um dos mais entusiasmados defensores da criação do Estado de Carajás. Não poderia estar em melhores mãos a citada diretoria.

 

Começa hoje (10), em Brasília, o ‘Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas’. No evento, o presidente Lula vai reforçar a necessidade de estreitar a relação de parceira entre os municípios e o governo da União, para resolver problemas crônicos que afetam o País.

Um comentário:

Anônimo disse...

Mas não esqueçam que o Mário Couto já foi banqueiro do jogo do bicho e já figurou nas páginas policiais como o homem que fornecia armas pesadas para assaltantes. Uma foto dele foi estampada nos jornais da época, junto a um arsenal, incluindo metralhadora.
Se você não acredita, basta fazer uma pesquisa.