sábado, 7 de março de 2009

Coisas da Política, 7 a 9 de março de 2009

A ministra da Casa Civil e pré-candidata à Presidência da República, Dilma Rousseff, entrou de vez em ritmo de campanha. Depois do carnaval em Pernambuco, onde perambulou entre os foliões, participou, na última quinta-feira (5), de missa com o padre Marcelo Rossi. Abriu uma brecha e lá está a ministra em busca de votos.

 

Emprego

O prefeito Sancler Antônio Wanderley Ferreira (PPS), de Tucuruí, está focado na geração de emprego e renda em seu município. A piscicultura e a produção de biodiesel começam a despontar no município com grandes projetos que podem ajudar a combater os efeitos da crise financeira mundial.

Seminário

As maiores autoridades do setor produtivo marcaram presença no 1º Seminário sobre Desenvolvimento Econômico e Sustentável de Tucuruí. Todas buscando alternativas econômicas para melhorar a vida da população.

Participantes

Por lá passaram representantes da Faepa, Banco do Brasil, Embrapa e Programa de Fornecedores do Pará. A sociedade civil do município também esteve representada no seminário.

Aniversário

Autoridades municipais de Marabá já estão empenhadas na preparação das comemorações do aniversário do município, em 5 de abril. Em reunião nesta sexta-feira (6), foi debatida a programação do evento.

Crime

Conforme publicado aqui, o prefeito de Breu Branco, Egon Kolling, o Alemão (PR), entrou com ações judiciais contra a Eletronorte, mas não somente pelas obras que a estatal deixou inconclusas no município. A prefeitura está acionando a Eletronorte também por crime ambiental na construção das eclusas de Tucuruí.

Responsabilidade

A empreiteira responsável pelas obras, segundo a prefeitura, destruiu duas praias no Rio Tocantins. O Ibama multou a empresa e a prefeitura está responsabilizando a Eletronorte, contratante da obra.

Prejuízo

Canaã dos Carajás continua sofrendo com os incontáveis blecautes que deixam a cidade às escuras e com enormes prejuízos financeiros. Na última quinta-feira, mais uma vez, a população passou horas sem eletricidade, em interrupção que atingiu também Parauapebas.

Biodiesel

O empresário Jair Seixas, de Tucuruí, vice-presidente da Faepa, está investindo na instalação de uma fábrica de biodiesel no município. Empreendimento de aproximadamente R$ 15 milhões que deve entrar em operação ainda este ano.

Prisão

O Ministério Público do Estado (MPE) pediu a prisão do deputado estadual Luiz Sefer (DEM), acusado de pedofilia. O procurador de Justiça Ricardo Albuquerque da Silva ofereceu ontem (6), ao Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJE-PA), denúncia contra o parlamentar.

Acusação

Luiz Sefer é acusado de abusar sexualmente de uma menina durante quatro anos. Por exercer mandato na Assembléia Legislativa do Estado, o acusado tem foro privilegiado e responderá ao processo perante o TJE. Na quinta-feira (5), Sefer foi ouvido pela CPI da Pedofilia do Senado Federal.

 

Entidades de pescadores defendem a comercialização do mapará para outras regiões. O peixe é produzido em grande quantidade no lago da hidrelétrica de Tucuruí e o governo do Estado quer barrar a venda do produto para outros Estados, para garantir o abastecimento do mercado paraense na Semana Santa.

Nenhum comentário: