sábado, 13 de junho de 2009

Coisas da Política, 13 a 15 de junho de 2009.

Depois das redes Pão de Açúcar, Carrefour e Wal-Mart, agora é a Adidas que ameaça parar de comprar produtos de fornecedores da Amazônia. A reação é fruto de ação do Ministério Público Federal e do Ibama, advertindo as empresas que não comprem produtos originários de áreas desmatadas ilegalmente na região.

 

Rodovia

Em visita a Tucuruí, na última quarta-feira (10), a governadora Ana Júlia Carepa (PT) anunciou a recuperação da rodovia PA-263, que liga aquele município a Goianésia do Pará. Segundo ela, os recursos já estão assegurados no Orçamento do Estado.

Parceria

Há muito, a PA-263 é motivo de intensas reclamações pelo excesso de buracos que atormenta a vida dos motoristas. A estrada foi asfaltada numa parceria inédita entre a Prefeitura de Tucuruí e o governo estadual, ainda no governo de Almir Gabriel (PSDB).

Bases

O deputado João Salame (PPS) aproveita o feriado prolongado para percorrer suas bases políticas em diversos municípios do sul e sudeste do Pará. Na quinta-feira (11), esteve em Curionópolis, Parauapebas e Canaã dos Carajás.

Contatos

Nesta sexta-feira, Salame percorreu municípios da PA-279. Tomou café da manhã em reunião com lideranças de Água Azul do Norte, seguindo depois para novos encontros de trabalho em Tucumã e Ourilândia. Hoje (13) e domingo, o deputado continuará os contatos com lideranças e comunidades da região.

Paz

Com a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de suspender a tramitação de recursos eleitorais em Jacundá, a tranqüilidade voltou a reinar na cidade. O prefeito Izaldino Altoé (PT) diz que agora pretende iniciar de fato o seu governo. A primeira ação, segundo ele, será a recuperação de estradas vicinais e ruas da cidade.

Vandalismo

Mas se no cenário político o cenário é de calmaria, o mesmo não se pode dizer sobre o conflito que envolve o Departamento Municipal de Trânsito Urbano de Jacundá. Depois de incendiar carros do DMTU e depredar placas de sinalizações, os vândalos voltaram a atacar na última quarta-feira (10).

Semáforo

Na ação, os marginais, que protestam contra o rigor da fiscalização do DMTU, arrancaram um semáforo e ainda dispararam tiros, alguns dos quais teriam atingido a torre do programa Navega Pará no município. Pergunta-se: onde estão as autoridades que ainda não enquadraram esses bandidos?

Rigor

Não se pode admitir que o dinheiro do contribuinte continue a ser destruído por gente que quer persistir em trafegar sem documentos e acessórios obrigatórios e, muito provavelmente, até em veículos roubados. É preciso agir com rigor contra esses marginais.

Posse

A prefeita reeleita de Santarém, no oeste do Pará, Maria do Carmo Martins Lima (PT), finalmente tomou posse ontem (12), depois de uma longa batalha na Justiça Eleitoral, que só acabou no Supremo Tribunal Federal (STF), na semana passada. Nos seis primeiros meses do ano, a cidade foi administrada pelo presidente da Câmara, José Maria Tapajós (PMDB).

 

A Casa do Estudante Marabaense, em Belém, está há sete meses com o aluguel atrasado. O imóvel é mantido através de convênio com a Prefeitura de Marabá e o valor do aluguel é de R$ 2,5 mil mensais. Segundo estudante que reside no local, o atraso se deu em função de problemas burocráticos para a renovação do convênio.

Nenhum comentário: