sábado, 14 de novembro de 2009

Coisas da Política, 14 a 16 de novembro de 2009


Moradores do bairro Abaeté, em Eldorado do Carajás, já podem comemorar. Depois de uma longa espera, o gerente de relacionamento da Celpa, Jorge Valente, anunciou que a empresa levará energia para as mais de 4 mil famílias que residem no setor. A solicitação da obra foi feita pelo deputado João Salame (PPS).


Conta outra

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) terá que encontrar outra explicação para o desligamento do sistema de energia elétrica, que atingiu 18 Estados brasileiros na noite de terça-feira (10). O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) descartou a possibilidade de que raios tenham provocado o apagão.

Longe

Isso desmonta a versão oficial do governo de que tempestades na região de Itaberá (SP) teriam causado o problema. Segundo o Inpe, descargas elétricas de baixa intensidade aconteceram a aproximadamente 10 quilômetros das linhas de transmissão, o que não poderia ter desligado o sistema.

Mandados

O juiz Alexandre Hiroshi Arakaki, da Comarca de Curionópolis, decretou a prisão de vários líderes do Movimento dos Sem-Terra (MST), entre eles Charles Trocate e Maria Raimunda Cezar. Os mandados foram assinados na quinta-feira (12).

Vigília

O chamado ‘comitê Carajás’, entidade que tem organizado manifestações pró-Estado de Carajás na região, está anunciando uma vigília de 72 horas para pressionar o Congresso Nacional a votar o projeto de criação do novo Estado. O evento, segundo o site do comitê, começa na segunda-feira (16).

Interdição

Na Câmara Municipal de Marabá, na última terça-feira (10), representantes do comitê anunciaram que vão fechar a ponte sobre o Rio Tocantins, impedindo a passagem de veículos rumo a Belém e ao Maranhão. Os trens da Vale, caso a ponte seja mesmo interditada, também ficarão impedidos de trafegar.

Apoio

A idéia, segundo o que foi discutido na CMM, é fechar o tráfego de veículos durante os três dias da tal vigília e a ferrovia por alguns dias mais. E, pasmem, a iniciativa parece ter recebido apoio de alguns membros da Câmara de Marabá.

Castigo

A se confirmar o apoio de vereadores, ficará claro que alguém lá pelas bandas do Legislativo não deve estar no uso normal de suas faculdades mentais. Criar o Estado de Carajás é muito importante para todos os sul-paraenses, mas, convenhamos, não ao custo desse castigo sobre a população de Marabá e região.

Defesa

O governo estadual já recorreu da decisão do Tribunal de Justiça do Estado (TJE), que julgou procedentes os pedidos de intervenção no Pará. O procurador-geral do Estado, Ibraim Rocha, entrou com pedido de reconsideração junto ao TJE, na tarde de quinta-feira (12).

Nulidade

Nas sete petições protocoladas no Tribunal, o procurador pede a anulação da sessão da corte que decidiu pela intervenção. Ibraim Rocha argumenta que o julgamento em bloco dos pedidos cerceou o contraditório e o amplo direito de defesa.


Cumprindo a Lei de Responsabilidade Fiscal e compromisso de campanha, o prefeito Anuar Alves da Silva (PDT), de Canaã dos Carajás, começou a publicar a prestação de contas da prefeitura no portal do município na internet. Como há vários anos não se prestava contas à comunidade, a novidade está dando o que falar na cidade.


Nenhum comentário: