quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Coisas da Política, 5 e 6 de janeiro de 2010


O cidadão que precisar utilizar qualquer serviço do Detran-PA, a partir desta terça-feira (5), terá que arcar com taxas mais altas. Os preços foram reajustados por causa do novo valor da Unidade Padrão Fiscal do Estado (UPF-PA), fixado pela Secretaria de Estado de Fazenda (Sefa) em R$ 2,0435. Os serviços do Detran são cobrados com base na UPF.


Blogueira

Depois de conceder cerca de 50 entrevistas no fim de 2009, segundo a contabilidade do governo, agora Ana Júlia Carepa (PT), se rende ao poder da blogosfera. Entrou no ar, ontem (4), o Blog da Ana Júlia, espaço onde a governadora promete conduzir debates de interesse coletivo.

Audiência

Acontece, na próxima quinta-feira (7), em Marabá, audiência pública para discutir o projeto da Aços Laminados do Pará (Alpa), a siderúrgica que a Vale deve implantar no município. Há poucos dias, a Câmara Municipal pediu o adiamento da reunião, alegando que nessa época do ano muitas pessoas estão viajando.

Licença

Apesar do apelo dos vereadores, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) decidiu manter a data original da reunião, que deve ocorrer mesmo no dia 7. A audiência pública faz parte do processo de licenciamento da siderúrgica, que tem o início da implantação previsto ainda para 2010.

Encontro

No próximo dia 23, o PPS realiza seu encontro estadual. Os filiados irão debater a estratégia do partido para as eleições deste ano. A tendência é que o PPS siga, no Pará, a postura nacional da legenda, coligando-se ao PSDB.

Calote

A União dos Vereadores do Sul e Sudeste do Pará (Uvespa) está sendo acusada, através da imprensa, por não pagar o aluguel de sua sede, em Belém, há pelo menos um ano. Com a palavra, os senhores vereadores das duas regiões, que correm sério risco de ficarem conhecidos, no Estado, como caloteiros.

Roteiro

Na próxima sexta-feira (8), o deputado João Salame (PPS) estará nos municípios de Limoeiro do Ajuru e Baião, na região do Baixo Tocantins. Em seguida, iniciará uma série de visitas a 15 municípios da Região Metropolitana de Belém (RMB) e da Zona Bragantina.

Transamazônica

A partir do dia 17, a convite de prefeitos e vereadores, Salame visita municípios da região da Transamazônica. Começará por Novo Repartimento e passará por Pacajá, Anapu, Senador José Porfírio, Porto de Moz, Vitória do Xingu e Altamira.

Versão

Em entrevista ao blog do jornalista Hiroshi Bogea, o prefeito Maurino Magalhães de Lima (PR) justificou as dificuldades de seu governo, em 2009, por supostas ‘perseguições de adversários’. E afirmou que, enquanto presidente da Câmara, nunca atrapalhou a vida de nenhum prefeito.

Do além

Maurino sugeriu que se confirme sua versão com os ex-prefeitos Nagib Mutran Neto, Haroldo Bezerra, Geraldo Veloso e Tião Miranda. Só não explicou como é que alguém pode falar com o ex-prefeito Veloso, que morreu em 2002. E nem como seus adversários fazem para mandar no Ministério Público e na Polícia Federal, que investigam irregularidades na prefeitura.


O secretário municipal de Fazenda de Parauapebas, Milton Zimmer, parece ter mesmo desistido de concorrer a uma cadeira na Assembléia Legislativa, em outubro deste ano. Agora, o prefeito Darci Lermen e o PT deverão indicar substituto para a vaga. Ou apoiar candidato da base do governo.


Nenhum comentário: