quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Coisas da Política, 7 e 8 de janeiro de 2010


Acontece, nos dias 15 e 21 de janeiro, a visita técnica das empresas interessadas em elaborar o projeto básico e o Eia/Rima do Porto de Marabá. A visita, que terá o acompanhamento da comissão de licitação do governo estadual, acontecerá das 9h00 às 11h00. O custo estimado dos projetos será de R$ 6,2 milhões.


Alpa

O secretário de Estado de Meio Ambiente, Aníbal Picanço, confirmou participação na audiência pública marcada para hoje (7), em Marabá, quando será debatido o projeto de implantação da Aços Laminados do Pará (Alpa), siderúrgica da Vale. A reunião está marcada para as 14h00, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde.

Adiamento

Mas o Ministério Público decidiu pedir o adiamento da audiência e ficou de ingressar, nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira, com pedido de impugnação da reunião. O MP entende que não houve tempo hábil para mobilizar a sociedade para as discussões.

Sem alteração

Apesar do buchicho das últimas semanas, fica tudo como dantes no quartel de abrantes. A governadora Ana Júlia Carepa (PT) decidiu que os secretários de governo que serão candidatos em outubro poderão manter-se no cargo até a data limite de 3 de abril, conforme prevê a legislação.

À vontade

Durante os últimos dias, muito se falou na possibilidade de a governadora exigir que os secretários-candidatos deixassem seus cargos no governo ainda em janeiro. Mas, conforme informação dada pelo secretário de Governo, Edilson Rodrigues, Ana Júlia decidiu deixar à vontade seus auxiliares.

Candidatos

Entre os secretários de Estado cotados para disputar um cargo eletivo, em outubro, está o chefe da Casa Civil, Cláudio Puty. E ainda: Waldir Ganzer (Transportes), Edilson Moura (Cultura) e Suely Oliveira (Urbanismo). Além do próprio Edilson Rodrigues.

Lista

O vereador Miguelito Gomes Filho (PP) continua a figurar na lista suja do Ministério do Trabalho. Aquela dos proprietários de terras que utilizam ou utilizaram em suas fazendas trabalhadores em situação análoga à escravidão.

Atualização

A lista do MT foi atualizada na última segunda-feira (4) e tem 164 pessoas físicas e jurídicas. De acordo com o Ministério do Trabalho, três trabalhadores foram libertados na fazenda do vereador Miguelito, em julho de 2008.

Acordo

Os ex-vereadores Sebastião Ferreirinha e Ademir Martins vão tentar um acordo que possibilite o lançamento de um só candidato a deputado estadual pela Democracia Socialista (DS), a tendência petista à qual estão ligados. Os dois têm a pretensão de disputar uma cadeira na Assembléia Legislativa.

Pré-candidatos

Pelo menos outros cinco nomes, em Marabá, são cotados para concorrer ao Legislativo estadual. João Salame (PPS) e Bernadete ten Caten (PT) devem disputar a reeleição; Cristina Mutran (PMDB) e Elza Miranda (PSDB) podem tentar um retorno à Assembléia; e Raimundo Oliveira (PT), superintendente do Incra, é sempre lembrado para uma primeira candidatura.


A Prefeitura de Abel Figueiredo assinou novo contrato com empresa especializada para pavimentação em blokret de vias urbanas. A nova etapa terá recursos de R$ 1 milhão de convênio com a Caixa Econômica Federal (CEF), mais contrapartida do município.


Nenhum comentário: