segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Coisas da Política, 9 a 11 de janeiro de 2009


Desde a criação do cartão-alimentação, pela Prefeitura de Marabá, o benefício nunca foi pago junto com o salário. Isso tem causado constrangimentos aos servidores, que, acreditando já contar com os créditos no início de cada mês, fazem compras e são barrados nos caixas dos supermercados. O abono de dezembro só deve ser pago na próxima segunda-feira (11).


Calor

Não foi nada amistoso o clima entre o secretário de Estado de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia, Maurílio Monteiro, e os representantes do Ministério Público, na audiência para discussão da Alpa (Aços Laminados do Pará), na última quinta-feira (7). O MP criticando o projeto e Monteiro defendendo.

Participantes

Entre os políticos que participaram da audiência, o prefeito Maurino Magalhães (PR); vereadores Júlia Rosa (PDT), Miguelito Gomes (PP), Vanda Américo (PV), Nagib Mutran Neto (PMDB) e Antônia Carvalho (PT); e o deputado João Salame (PPS). José Carlos Soares, presidente da Alpa, representou a Vale nos debates.

Ausentes

Foram muito sentidas as ausências do presidente da Acim, Gilberto Leite, e do secretário de Indústria e Comércio de Marabá, Ítalo Ipojucan Costa. A deputada Bernadete ten Caten (PT) também não compareceu.

Medidas

A tônica dos discursos foram os problemas sociais que virão com o empreendimento. O deputado João Salame sugeriu algumas medidas para aliviar os impactos negativos do projeto. Entre elas que a Vale use sua influência para tornar realidade a Universidade do Sul e Sudeste do Pará.

Fundo

Salame anunciou que irá propor, na Assembléia Legislativa, a criação de um fundo de compensação para diminuir os reflexos da perda de receita com o incentivo requerido pela Vale no recolhimento do ICMS. A idéia é compensar o prejuízo do município, que seria grande sem o fundo.

Burrice

Uma afronta à inteligência dos marabaenses os anúncios publicitários da prefeitura na TV. Depois de mostrar reformas de escolas, obras de pavimentação e outras, afirmam que ‘isso nunca foi feito em Marabá’. Se não fosse ofensivo, seria de morrer de rir.

Soberba

O que querem dizer com tal afirmativa? Então em Marabá nunca se construiu ou reformou escolas ou se fez pavimentação? É de uma arrogância imensurável a tentativa de convencer a população do ineditismo das ações do atual governo. E desrespeitoso com os gestores que passaram pela prefeitura nos quase cem anos deste município.

No princípio...

Do jeito que a coisa vai, alguém que venha pela primeira vez a Marabá e assista aos comerciais da prefeitura na TV achará que a cidade começou em 1º de janeiro de 2009, não existindo nada por essas bandas antes da posse da atual administração. E que o município foi fundado pelo prefeito Maurino Magalhães de Lima (PR). Valha-nos Deus!

Delegacia

O delegado Miguel Cunha, diretor de Polícia do Interior, anunciou para a próxima segunda-feira (11), a inauguração da nova delegacia de polícia de Breu Branco. Com a nova unidade, segundo Cunha, o governo chega a 60 delegacias construídas ou reformadas em todo o Estado, desde 2007.


Mais um famoso resolve enveredar pelo caminho da política. O ex-jogador Romário decidiu se candidatar a deputado federal, na eleição de outubro deste ano, pelo Estado do Rio de Janeiro. Disputará a vaga pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB), que forma atualmente a base do governo do presidente Lula.


Nenhum comentário: