terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Coisas da Política, 2 e 3 de fevereiro de 2010


Na região de Morada Nova pipocam ocupações urbanas conduzidas por lideranças que antes brigavam por Maurino Magalhães (PR). As famílias, que não querem nem conversa com o prefeito, garantem que ouviram do então candidato a promessa de que arrumaria para elas um pedaço de terra para morar, o que não aconteceu.


Mudança

Após muita pressão de aliados e o fogo interno petista, a governadora Ana Júlia Carepa decidiu rever sua posição inicial de afastar os secretários candidatos a cargos eletivos somente em abril. Agora, a idéia é que eles entreguem os cargos logo após o carnaval.

Pressão

Deputados do PT e da base aliada acusam os secretários-candidatos de usarem suas pastas para pressionar prefeitos e outras lideranças com o intuito de se beneficiar politicamente. O último episódio barulhento envolveu a deputada Bernadete ten Caten e o atual superintendente regional do Incra em Marabá, Raimundo Oliveira.

Exigência

A tendência de Bernadete, a PT pra Valer, entrou em rota de colisão com Raimundo Oliveira, depois que este decidiu sair candidato a deputado estadual e se aliar a Cláudio Puty, da tendência Democracia Socialista (DS). Bernadete e sua tendência exigiram que Raimundo fosse substituído por pessoa indicada por eles.

Ameaça

O atual superintendente indicou o nome de Jandir Mella, mas a PT pra Valer bancou o nome de Rosinete Lima, atual coordenadora do Incra em São Geraldo do Araguaia. Sob a ameaça de criar dificuldades para Ana Júlia na convenção que vai escolher o candidato a governador do PT, Bernadete levou a melhor.

Mensagem

A Assembléia Legislativa retoma suas atividades hoje (2). A governadora Ana Júlia confirmou sua presença na sessão de instalação da nova legislatura, quando vai apresentar a mensagem do seu governo para este ano.

Empréstimo

Com certeza um dos temas centrais de sua fala será a necessidade de o Poder Legislativo aprovar o pedido de empréstimo de pouco mais de R$ 300 milhões que está tramitando na Casa.

Horizonte

O mau humor crescente do PMDB em relação ao governo e o entendimento dos partidários de Jader Barbalho com o PTB do prefeito Duciomar Costa promete trazer nuvens carregadas para a aprovação do empréstimo.

Esforço

A governadora terá que praticar a máxima criada por Ulisses Guimarães, segundo a qual na política é preciso conversar, conversar e conversar. E, quando a conversa não dá certo, a única saída é conversar mais.

Reunião

Na manhã desta segunda-feira (1º) o ex-governador Simão Jatene (PSDB) recebeu uma delegação do PPS coordenada pelo deputado Arnaldo Jordy. Foram estreitar relações e iniciar os debates para a construção de um programa visando às eleições de outubro próximo.

Entusiasmo

Os participantes do encontro garantem que encontraram Jatene entusiasmado com as chances eleitorais do PSDB e seus aliados. Da reunião não participaram o deputado João Salame, o prefeito Bertoldo Couto (Marituba) e o advogado Helenilson Pontes.


Antes de sacramentar a aliança entre PSDB e PPS, Simão Jatene vai ter que gastar muitas horas de conversa para contornar os atritos entre os dois partidos em Marituba e Pacajá, onde o PPS tem os prefeitos e os tucanos estão na oposição. E em Marabá, onde o PSDB se perfilou contra a candidatura do deputado João Salame a prefeito.


Um comentário:

luiz disse...

o nome de Raimndo Oliveira cresce cada vez mais, o seu grande trabalho a frente do incra cativou muita gente; acredito em uma grande adesão de todos os setores a sua candidatura