terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Coisas da Política, 23 e 24 de fevereiro de 2010

A defesa do ex-prefeito de Marabá Hamilton Bezerra, condenado a cinco anos e dez meses de reclusão por supostas irregularidades na prefeitura, já recorreu da sentença ao Tribunal de Justiça do Estado (TJE). A alegação é de que o crime já prescreveu e que não há provas que Bezerra tenha cometido mesmo alguma irregularidade em sua gestão.

Perda
A morte do superintendente regional da Gerência de Patrimônio da União, o marabaense Neuton Miranda, vítima de infarto no último sábado (20), consternou a classe política e a sociedade paraense. Políticos de todos os matizes compareceram ao velório, realizado na Assembléia Legislativa do Estado.
Homenagens
A governadora Ana Júlia Carepa (PT) e os ex-governadores Simão Jatene (PSDB) e Jader Barbalho (PMDB) estavam entre os que passaram pelo Salão Nobre da Alepa para prestar as últimas homenagens ao presidente do PC do B no Pará. Neuton Miranda foi deputado estadual, presidente da Cohab e secretário de Habitação de Belém.
Tentativa
A novela em torno da aliança entre o PT e o PMDB do Pará continua. Prevista para esta terça-feira (23), em Brasília, nova conversa entre o cacique peemedebista Jader Barbalho e lideranças do Partido dos Trabalhadores.
Negociadores
Entre os que devem participar do encontro para tentar aparar arestas entre Jader e a governadora Ana Júlia estão o presidente nacional do PT, José Eduardo Dutra, e o presidente regional, João Batista. O ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, também deve estar presente.
Posse
Confirmado para o dia 5 de março a posse da nova superintendente do Incra, Rosinete Lima, indicada para o cargo pela deputada Bernadete ten Caten. Deve ser o final do conflito de Bernadete com o ex-superintendente Raimundo Oliveira, que deixou o cargo para disputar vaga na Assembléia Legislativa.
Zoneamento
Em sessão especial, nesta segunda-feira (22), os deputados estaduais discutiram o Zoneamento Econômico-Ecológico (ZEE) da Calha Norte e Zona Leste do Pará. A expectativa é que o projeto seja aprovado por unanimidade na Alepa, seguindo depois para o Conselho Nacional de Meio Ambiente.
Reservas
Entre as propostas discutidas pelos deputados, dentro do projeto do ZEE, está a redução da área de reserva legal das propriedades rurais. A idéia é reduzir as reservas obrigatórias dos atuais 80% para 50% das propriedades.
Reunião
Os prefeitos filiados à Amat devem se reunir na quinta-feira (25), em Belém, para discutir os rumos que devem ser tomados pela entidade. É a primeira reunião sob a presidência do prefeito de Curionópolis, Wenderson Chamon, o Chamonzinho (PMDB).
Esperança
Pela boa capacidade de articulação de Chamonzinho, mostrada desde a época em que presidiu a União dos Vereadores do Sul e Sudeste do Pará, os prefeitos estão esperançosos de que a Amat possa viver melhores dias. ‘Há muito que a associação perdeu a força para defender os interesses dos municípios’, diz um experiente prefeito do sul do Pará.

O clima continua quente em São Domingos do Araguaia. Servidores municipais ocuparam a sede da prefeitura para protestar contra a demissão de 272 colegas pelo prefeito Jaime Modesto da Silva (PDT). A segurança na cidade foi reforçada pela Polícia Militar, que enviou mais homens para aumentar o contingente no município.

Um comentário:

RAÍZES DO ANANIN disse...

ACABA DE ENTRAR NO AR O BLOG DO PREFEITO DE ANANINDEUA HELDER BARBALHO, É MAIS UM POLÍTICO QUE ADERE A TECNOLOGIA DA INTERNET PARA SE RELACIONAR COM A POPULAÇÃO.

EIS O ENDEREÇO: blogdohelderbarbalho.blogspot.com

Abraço
Felipe Ericeira
Raizesdoananin.blogspot.com