terça-feira, 30 de março de 2010

Coisas da Política, 30 e 31 de março de 2010

A Assembléia Legislativa deve aprovar, até esta quarta-feira (31), o pedido de empréstimo de R$ 194 milhões feito pelo governo do Estado. O dinheiro, a ser emprestado junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), servirá, segundo o Executivo, para o cumprimento de contrapartidas do Estado em obras do PAC.

Licença
O secretário de Estado de Meio Ambiente, Aníbal Picanço, participa de entrevista coletiva na manhã desta terça-feira, no auditório da Associação Comercial de Marabá (Acim). Vai falar sobre a licença ambiental da Aços Laminados do Pará (Alpa), aprovada ontem (29) pelo Conselho Estadual de Meio Ambiente (Coema).
Entrega
Conforme publicado aqui, na edição de sábado (27), a governadora Ana Júlia Carepa tem agenda confirmada para esta quarta-feira (31) em Marabá, onde deve desembarcar às 14h00. Na ocasião, ela entregará a licença da Alpa ao presidente da Vale, Roger Agnelli.
Diretor
Especula-se que o professor Paulo Firmino de Souza Junior, o PJ, deve ser o novo diretor da 4ª Unidade Regional de Educação, a 4ª URE. De acordo com as ‘notícias’, PJ é filiado ao PT e militante da tendência Democracia Socialista (DS) e teria sido indicado pelo ex-vereador Sebastião Ferreira Neto, o Ferreirinha.
Negativa
Mas, em linha direta com a Coluna, na noite de ontem (29), Ferreirinha negou que tenha indicado PJ para o cargo e afirmou que desconhece sua possível nomeação. O ex-vereador garantiu que não fez nenhuma indicação para a 4ª URE.
Primeiro
Depois de ser mais uma vez indicado, na sexta-feira (26) em Marabá, pré-candidato a governador por seus correligionários do PR, o vice-prefeito de Belém, Anivaldo Vale, pediu licença do cargo. Ele protocolou o pedido na Câmara Municipal nesta segunda-feira (29).
Período
De acordo com o que foi divulgado pela imprensa da capital, Anivaldo Vale pediu licença do cargo para o período de 29 de março a 1º de novembro. Exatamente quando transcorre a campanha eleitoral e os dois turnos da eleição.
Novo nome
Vinte prefeitos, reunidos ontem (29) em Marabá, decidiram mudar o nome da Associação dos Municípios do Araguaia e Tocantins (Amat). O nome da entidade, a partir de agora, é Amat Carajás e a mudança visa ao fortalecimento da luta pela criação do Estado de Carajás.
Denúncias
O deputado Arnaldo Jordy (PPS) perdeu a paciência com o Tribunal de Contas do Estado (TCE). Depois de pedir à corte informações e documentos sobre denúncias existentes sobre o órgão e de ter o pedido ignorado, Jordy entrou com ação contra o TCE junto ao Tribunal de Justiça do Estado (TJE).
Moradia
Na ação, Jordy pede que o TJE determine ao Tribunal de Contas do Estado que apresente os documentos solicitados com o objetivo de apurar denúncias de pagamento vitalício de auxílio moradia aos conselheiros da corte, entre outras irregularidades. Em caso de resistência por parte do TCE, Jordy pede que seja feita busca e apreensão dos documentos.

A vereadora Júlia Rosa (PDT), presidente da Câmara Municipal de Marabá, assumiu a prefeitura interinamente nesta segunda-feira (29). O prefeito Maurino Magalhães de Lima (PR) estava em Brasília e o vice-prefeito Nagilson Amoury (PRB) também estava ausente do município. O vereador Antônio Hilário (PR) respondeu pela presidência do Legislativo.

Nenhum comentário: