quinta-feira, 1 de abril de 2010

Coisas da Política, 1º a 4 de abril de 2010

O ex-vice governador Hildegardo Nunes pediu exoneração dos cargos de secretário de Governo e de Saúde de Ananindeua. Nunes pretende ser candidato este ano e é um dos nomes ventilados como possível postulante ao governo pelo PMDB, entre outros especulados para a missão.

Alpa
Conforme previsto, a governadora Ana Júlia Carepa (PT) entregou ontem (31) a licença prévia da Aços Laminados do Pará (Alpa). O presidente da Vale, Roger Agnelli, veio a Marabá especialmente para receber o documento, que possibilita o início das obras da siderúrgica.
Distância
A solenidade aconteceu no local onde será implantado o empreendimento, na Rodovia Transamazônica, a 14 quilômetros de Marabá. Políticos, empresários, sindicalistas e populares foram prestigiar o evento, apesar de o local escolhido ser distante da cidade
Erro
Além da distância e do grande calor, o que sem dúvida prejudicou o brilho da festa, o cerimonial do governo deixou de fora da lista de oradores os deputados estaduais e federais. Com os votos que têm na região, os parlamentares poderiam ter contribuído para que a governadora pudesse ter maior retorno político do evento.
Parlamentares
Estavam no local os deputados estaduais João Salame (PPS), Valdir Ganzer (PT), Gualberto Neto (DEM), Gabriel Guerreiro (PV) e Bernadete ten Caten (PT) e os federais Paulo Rocha (PT), Asdrúbal Bentes (PMDB) e Zé Geraldo (PT). No lugar dos deputados, falaram representantes dos empresários e sindicalistas de Belém.
Paliativo
Por motivos óbvios, os oradores escolhidos pelo cerimonial não têm o mesmo prestígio dos políticos locais junto ao eleitorado. Detectando o erro grosseiro de sua assessoria, Ana Júlia ainda tentou remediar a situação, chamando um a um os deputados durante o seu pronunciamento.
Vereadores
O cerimonial do governo também não tomou conhecimento dos vereadores de Marabá, muitos dos quais participaram das lutas históricas por investimentos da Vale no município, causando grande mal-estar. Para piorar, durante o evento, sindicalistas ligados ao Sindicato Metabase, de Parauapebas, distribuíram panfletos contra a Vale.
Discursos
Roger Agnelli destacou, em seu pronunciamento, que no governo de Ana Júlia a parceria entre a Vale e o Estado foi aprofundada. A governadora, por sua vez, fez um relato dos investimentos do governo estadual em Marabá, destacando as obras do Distrito Industrial, ampliação do sistema de água e a revitalização do bairro Cabelo Seco.
Livre
O ex-prefeito Tião Miranda pediu afastamento do cargo de superintendente do Sebrae-PA. É mais um que se desvincula para se candidatar nas eleições de outubro deste ano. Miranda ainda não anunciou a que cargo vai concorrer, mas com a saída da Superintendência do Sebrae ele está apto para a disputa, independente da candidatura que pretende encarar.

Nesta quarta-feira (31), pela manhã, políticos, empresários e líderes comunitários participaram de audiência pública em Itupiranga, onde foi discutida a Hidrovia Araguaia-Tocantins. A obra, do governo federal, é um dos investimentos previstos para dar suporte aos empreendimentos econômicos que estão chegando à região.

Nenhum comentário: