terça-feira, 19 de abril de 2011

Coisas da Política 19 a 25 de abril de 2011

Críticas do Sintepp de Xinguara ao prefeito José Davi Passos (PT), por discordâncias quanto à política salarial dos profissionais da educação, têm um quê de ironia. Passos, que é professor universitário licenciado e um dos fundadores do Sintepp no município, se vê, agora, na linha de tiro do sindicato que ajudou a fundar.

Apoio
Lideranças do movimento pela criação de novos municípios no Pará estão empolgadas com a receptividade do governo estadual à idéia. E afirmam ter conseguido o apoio do presidente da Assembléia Legislativa, deputado Manoel Pioneiro (PSDB), e do chefe da Casa Civil do governo, Zenaldo Coutinho.
Novas cidades
Se tudo der certo, serão criados mais 46 municípios no Estado, que passará a ter 190 municípios, com boas possibilidades de a população eleger os novos prefeitos e vereadores já na eleição de 2012. Das 46 novas cidades que o movimento pretende criar, 21 estão localizadas no sul e sudeste do Estado.
Viagem
O governador Simão Jatene (PSDB) está em São Paulo, onde passa por exames médicos. Aproveitará para tratar com o BNDES, que tem sede no Rio de Janeiro, do polêmico empréstimo de RS 366 milhões, contratado pelo governo anterior, e de outras operações de interesse do Estado. Deve retornar ao Pará nesta quarta-feira (20).
Carteiras
Por solicitação do deputado João Salame ao secretário de Estado de Educação, Nilson Pinto, 5 mil novas carteiras escolares chegaram à 4ª Unidade Regional de Ensino (URE). As novas carteiras já estão sendo distribuídas em diversas escolas de abrangência da 4ª URE, coordenada pelo professor Pedro Souza.
Malmequer
Informa o sempre antenado jornalista Marcelo Marques, no seu Blog do Bacana, que o deputado federal Wandenkolk Gonçalves (PSDB) quer porque quer ser prefeito de Altamira. Só tem um probleminha: o PSDB de Altamira não o quer como seu candidato, de jeito nenhum.
Asfalto
A Agenda Mínima do governo do Estado, que prevê R$ 4,5 bilhões de investimentos até 2014, animou muita gente no sul do Pará. Especialmente na região da rodovia PA-279, que ainda tem 52 quilômetros sem asfalto entre Tucumã e São Félix do Xingu. A conclusão das obras de pavimentação da estrada está prevista no documento.
Descompasso
A PA-279 tem aproximadamente 250 quilômetros de extensão, ligando Xinguara a São Félix do Xingu. Em seu primeiro governo, Simão Jatene (PSDB) iniciou a pavimentação da estrada, tendo deixado cerca de 150 quilômetros prontos. Em quatro anos, o governo de Ana Júlia Carepa (PT) fez apenas 50 quilômetros.
Candidato
Os boatos que circularam nos últimos dias pelo sul do Pará, segundo os quais o prefeito de Redenção, Wagner Fontes (PTB), teria desistido de uma possível reeleição, não passam mesmo disso: boatos. Influente político daquele município, em linha direta com a Coluna, diz que o homem é candidatíssimo para 2012. E favorito entre os nomes até agora apresentados.

Enquanto a Imprensa de Belém, com raríssimas exceções, tenta abafar a luta pela criação do Estado de Carajás, a TV Anhanguera, afiliada da Rede Globo no Tocantins, veiculou ampla matéria sobre o movimento pela divisão do Pará. E ainda concedeu espaço para a articulação em prol da criação de novos municípios no Estado.

Um comentário:

Anônimo disse...

Nos ultimos dias os secretario procimo do prefeito wagne fonte confirmo que ele nao e candidato