terça-feira, 26 de abril de 2011

Coisas da Política, 26 e 27 de abril de 2011

O Supremo Tribunal Federal (STF) deve resolver, nesta quarta-feira (27), o impasse sobre o critério a ser adotado pelo Legislativo na convocação de suplentes. Várias liminares concedidas por ministros do Supremo mandaram dar posse aos suplentes dos partidos, apesar de a prática até agora ser empossar os suplentes das coligações.

Crise
Os bastidores da Assembléia Legislativa do Estado (Alepa) fervem com a possibilidade da abertura ou não de CPI para investigar a crise instalada a partir das denúncias de irregularidades na Casa. Parlamentar ouvido pela Coluna na noite de ontem (25) diz que o clima entre os deputados está mais para a criação da CPI.
Transparência
A executiva estadual do PPS, liderada pelo deputado federal Arnaldo Jordy e pelo estadual João Salame, tirou posição favorável à assinatura do requerimento da CPI. O partido pede também medidas para tornar mais transparente a administração da Alepa.
Série
A morte do vereador Adalberto da Silva, o Beto (PSDB), na madrugada do último sábado (23), é apenas mais uma na série de homicídios que abala o município de Água Azul do Norte. Beto foi assassinado por pistoleiros quando chegava a matadouro de sua propriedade. Um funcionário do vereador, Altino Neves de Sousa, também foi morto.
Vice
Em fevereiro deste ano, o vice-prefeito de Água Azul, Osvaldo Rogério de Souza, o Boca Rica, foi assassinado em sua residência no interior do município. Em 2007, pistoleiros mataram o então chefe de Gabinete da prefeitura, José Luiz Martins, o Bite. Em 2010, fazendeiro Vivalcy José Rocha foi assassinado por pistoleiros no centro da cidade.
Mistério
Também no ano passado, o prédio da Prefeitura de Água Azul foi destruído em incêndio, provavelmente criminoso. Até agora, nenhum dos crimes foi solucionado pela polícia, que se mostra incapaz de fazer frente à pistolagem.
Indignação
Enquanto as autoridades do Estado não derem respostas conclusivas quanto aos crimes que vêm abalando a cidade, a comunidade de Água Azul continuará sobressaltada. Essa é a opinião do prefeito Renan Lopes Souto (PMDB), em linha direta com a Coluna.
Abandono
Para Renan, é inadmissível que até agora não haja nada apurado quanto a todos esses crimes bárbaros, que contribuem para manchar a imagem do Pará no mundo inteiro. Sem punição aos culpados, a população está se sentindo desprotegida e abandonada pelas autoridades estaduais.
Lixo
Na manhã desta segunda-feira (25), o prefeito Maurino Magalhães de Lima (PR) deu a largada na execução do contrato de terceirização da coleta de lixo em Marabá. Ele assinou a ordem de serviços para a imediata entrada em operação da empresa Leão Ambiental S. A.
Prazo
Segundo o prefeito, a Leão Ambiental pediu 60 dias para deixar a cidade totalmente limpa e ele, Maurino, concedeu 90 dias para que a meta seja alcançada. Muita gente olha tudo isso de forma desconfiada e já há denúncia no Ministério Público por supostas irregularidades na terceirização do lixo.

Ainda a crise na Alepa: entidades sindicais marcaram para hoje (26) ato público em defesa da instalação da CPI para apurar irregularidades no Legislativo estadual. E são fortes os rumores de que o diretor-geral do Detran, Sérgio Duboc, pode cair a qualquer momento. Ele é suspeito de envolvimento nas supostas fraudes na Alepa.

Um comentário:

Anônimo disse...

Não foi o Governador Simão Jatene, que disse que a criminalidade, tinha diminuido em todo o Pará. alguém, está mentindo para a População. Vejo, que é muita incompetencia do Governo.
João Costa