terça-feira, 10 de maio de 2011

Coisas da Política, 10 e 11 de maio de 2011

É bem provável que ninguém saiba mais contar o número de processos contra o prefeito de São Félix do Xingu, Antônio Levino (PTB), por desvios de conduta na gestão do município. O Tribunal de Justiça do Estado acaba de aceitar mais uma denúncia contra o prefeito, acusado pelo Ministério Público por crime de peculato.

Audiências
Nesta quarta-feira, o deputado João Salame (PPS), presidente da CPI do Tráfico Humano, vai a Brasília para audiências com a ministra dos Direitos Humanos, Maria do Rosário, e com o diretor-geral da Polícia Federal, Leandro Daiello Coimbra. Acompanhado do deputado Carlos Bordalo (PT), relator da CPI, Salame busca informações e apoio para o trabalho da Comissão.
Festa
Quatorze municípios da área do pretenso Estado de Carajás comemoram aniversário de 10 a 13 de maio. São eles: Bom Jesus do Tocantins, Brejo Grande do Araguaia, Curionópolis, Ourilândia do Norte, Pacajá, Parauapebas, Santa Maria das Barreiras, São Geraldo do Araguaia, Tucumã, Dom Eliseu, Redenção, Rio Maria, Rondon do Pará e Xinguara.
Políticos
E as festas, que começaram em várias dessas cidades já na semana passada, têm acontecido com grande movimentação política. No sábado, os deputados João Salame e Arnaldo Jordy (PPS) participaram das comemorações em Pacajá, enquanto o deputado Manoel Pioneiro (PSDB) participou do aniversário de Tucumã.
Filiações
Muitas lideranças no encontro do PPS, no último sábado (7), no plenário da Câmara Municipal de Marabá. Na oportunidade, o partido recebeu novos filiados em seus quadros. Filiaram-se ao PPS lideranças de Marabá, Canaã dos Carajás, São Geraldo do Araguaia e Eldorado do Carajás.
Aquisições
Entre os novos filiados ao partido, o ex-prefeito de Eldorado do Carajás, Vicente Correia. O atual vice-prefeito daquele município, Euclides Alves de Oliveira Souza, também ingressou nas fileiras do PPS. Euclides era filiado ao PT, do qual se desligou recentemente.
Verdes
Nas rodas de política, muita curiosidade para saber no que vai dar a queda de braço entre a executiva estadual do PV e o deputado Gabriel Guerreiro, único representante da legenda na Alepa. A direção do PV quer que Guerreiro assine o pedido de CPI para investigar irregularidades na Casa. O deputado disse um sonoro não.
Dilema
O presidente estadual do PV, ex-deputado Zé Carlos, é um grande defensor da CPI. Gabriel Guerreiro é um parlamentar experimentado e muito respeitado, conhecido pela firmeza com que defende suas posições. A pergunta que todos fazem é como será que o PV vai sair desse dilema.
Candidato
E por falar no PV, o partido realizou encontro no sábado, em Marabá, com a presença do seu presidente Zé Carlos. E decidiu que lançará candidato a prefeito em 2012. O escolhido para a missão é o médico Jorge Bichara. O PV pretende ter também candidatos às prefeituras de São Domingos do Araguaia e Eldorado do Carajás.

O empresário Olício Moreno de Souza, o Gazim, se fortalece a cada dia como nome que está agregando a oposição em Bom Jesus do Tocantins. Se confirmado como candidato a prefeito, Gazim já conta com dois apoios importantes: do presidente da Assembléia Legislativa, Manoel Pioneiro, e do deputado João Salame.

Nenhum comentário: