terça-feira, 17 de maio de 2011

Coisas da Política, 17 e 18 de maio de 2011

O PMDB levou cem por cento dos cargos que pediu na estrutura do governo estadual em Marabá. Guido Mutran foi nomeado para a Sagri, José Gaby para a Seir, Ademar de Alencar na Setran e Newton Leal na representação da Secretaria de Pesca no município. O negócio foi, como se diz, de porteira fechada.

Má notícia
Um grupo de empresários bem articulados na política e economia de Marabá, que tem boas relações com o prefeito Maurino Magalhães (PR), encomendou pesquisa de opinião para saber como está o humor do eleitorado do município quanto à sucessão municipal. Os resultados preliminares deixaram o grupo preocupado.
Na estrada
Os deputados Arnaldo Jordy e João Salame têm agenda marcada para a próxima quinta e sexta-feira nos municípios de Abel Figueiredo, Eldorado do Carajás, Parauapebas, Curionópolis e Canaã dos Carajás. Vão participar de atividades de fortalecimento do PPS naqueles municípios.
Títulos
No próximo sábado (21), o prefeito de São Geraldo do Araguaia, Jorge Barros de Alencar (PMDB), estará entregando títulos de propriedade de lotes na vila Novo Paraíso, zona rural do município. Ele estará acompanhado do vereador José Guedes da Silva Vieira (PP), mais conhecido por Zeca, que representa a Novo Paraíso na Câmara Municipal.
Articulação
A vereadora Antônia Carvalho de Araújo Albuquerque, a Toinha do PT, não milita mais na tendência PT Pra Valer. Depois de se reunir com o deputado federal Beto Faro, Toinha decidiu se mudar para Articulação Socialista (AS), liderada no estado pelo parlamentar.
Menor
Aliás, a PT Pra Valer, cujos líderes mais proeminentes são o deputado federal Zé Geraldo e a deputada estadual Bernadete ten Caten, vem perdendo espaço em vários municípios da região. Fonte ligada ao PT informa que lideranças importantes devem deixar a corrente, nos municípios de Jacundá, São Geraldo do Araguaia e Itupiranga.
Incra
A PT Pra Valer teria perdido também, segundo a fonte, a Superintendência do Incra em Santarém, no oeste do Pará. A indicação do novo superintendente deverá ser feita pela tendência petista Unidade na Luta, liderada pelo ex-deputado federal Paulo Rocha, ou até mesmo pelo PMDB.
Dividindo
Outra novidade nas superintendências do Incra no Estado, a partir de agora, será a obrigatoriedade de os cargos serem compartilhados entre as diversas tendências do PT. Isso deve acontecer tanto em Santarém, como em Belém e Marabá. Nos dois últimos, o Incra era gerido hegemonicamente pela Articulação Socialista e pela PT Pra Valer, respectivamente.
Neo-tucano?
O empresário Ítalo Ipojucan, presidente da Associação Comercial e Industrial de Marabá (Acim), acaba de deixar as fileiras do Partido da República (PR). Ítalo ainda não disse se vai se filiar a outro partido, mas altos dirigentes da cúpula do PSDB no Estado já formularam convite a ele para ingressar no ninho tucano.

Já no fechamento da Coluna, chega a informação de que o engenheiro José Palmeira foi nomeado para o 6º Núcleo da Setran em Conceição do Araguaia. Palmeira é um profissional muito respeitado naquela região, tendo sido secretário de Obras de Xinguara e de outros municípios do sul do Pará.

Nenhum comentário: